quarta-feira, 12 de junho de 2013

Dívidas

          Segundo o dicionário, dívida é “obrigação de pagar alguma quantia de dinheiro a outrem”. Pois bem, a maioria das pessoas acreditam que dívida é algo sempre ruim, algo que deve ser temido. Mas não é sempre assim. Na verdade as dívidas podem ser boas ou ruins dependendo dos seguintes aspectos:

  •          Como esse dinheiro será usado: a dívida pode ser boa ou ruim dependendo do que você está aplicando-o. Se esse dinheiro emprestado é apenas para consumo – uma jóia, sapatos ou um casaco novo – então é uma dívida ruim.
  •          Quem pagará por essa dívida: Uma dívida é ruim quando você precisa pagar do seu bolso. Uma dívida é boa quando alguém pagará essa dívida por você. Por exemplo: você financia uma casa (uma dívida) que será alugada. Se você administrar bem essa propriedade, a receita do aluguel pode pagar a sua dívida. Isso é uma boa dívida.
          Agora que já sabemos a diferença entre essas dívidas, vamos falar sobre a dívida ruim, que é a que a maioria de nós enfrenta atualmente: a dívida ruim, é chamada de ruim por diversas razões: nos tira o sono e acaba com o nosso bom humor. Muitos conselhos são dados para acabar com a dívida, mas infelizmente, é visto que poucos desses conselhos realmente funcionam. Kim Kiyosaki quando fala sobre dívidas, descarta esses conselhos tradicionais e trás conselhos diferentes no que tange ao pagamento de dívidas, são eles:

  1. Foque em pagar as dívidas de menor valor primeiro, pois isso dá uma sensação de realização, que te incentivará a continuar com seu plano de sair das dívidas
  2. Ao focar em uma dívida a pagar, continue pagando um pouco das outras – o mínimo das outras, se possível
  3. Não se aperte nas suas finanças, como reduzir seus gastos ou mudar seu estilo de vida, mas faça algo diferente para conseguir 100 reais a mais por mês – o que não é tão difícil – veja o artigo Ideias de atividades que proporcionam renda extra às mulheres
          Por fim, essas são algumas orientações à respeito de dívida, uma palavra que amedronta a maioria das pessoas. Ao entender o que são dívidas ruins, e dívidas boas, é possível eliminar as dívidas e ruins e começar a investir em boas dívidas, que lhe trarão fluxo de caixa.

REFERÊNCIAS:

Kiyosaki, K. It's Rising Time. Plata Publishing: Scottsdale, 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário