quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Como saber como está a sua condição financeira


          Como o planejamento financeiro começa? O primeiro passo para começar a planejar o destino do seu dinheiro é perceber a necessidade disso e tomar as primeiras providências a respeito, através da informação: livros, revistas, notícias, blogs, consultores, entre inúmeras outras formas de se introduzir ao mundo das finanças.
            Se você está lendo esse artigo, provavelmente já tomou o primeiro passo ao estar procurando informar-se sobre o assunto. Então vamos um pouco mais adiante: Ok, sei que preciso começar a me planejar financeiramente, mas por onde eu começo? Para saber onde você (ou o seu dinheiro) quer chegar, é preciso saber “como” e “onde” a sua situação financeira se encontra nesse momento.
            Alguns passos simples podem ser seguidos para abordar a sua situação financeira atual e anote em um papel:
1)      Seja sincera a respeito da sua renda
2)      Seja ainda mais sincera a respeito dos seus gastos. Quanto exatamente você gasta por mês?
3)      Quanto você deve? Inclui todas as dívidas que você possa ter: financiamentos com casa, carro, cartão de crédito e dívidas com conhecidos (aquelas dívidas informais que possa haver com membros da família, amigos próximos, etc). Qualquer dinheiro que tenha sido pego emprestado deve ser incluído aqui.
4)      Quanto você tem de poupança/investimentos? Quanto dinheiro você tem que está criando mais dinheiro sem você ter que trabalhar? O que está acontecendo com esse dinheiro atualmente? Analise cada item meticulosamente. Essa ação pode abrir seus olhos.
Ao fazer isso, é possível obter uma visualização clara da situação atual em que você (e seu dinheiro) se encontra atualmente. Dada a importância desse passo, seja detalhista em cada um dos passos abordados, pois quanto mais clara fica a sua condição financeira atual, mais fácil será proceder com os próximos passos do planejamento financeiro, adequado aos seus objetivos e sonhos.

Referências:
KIYOSAKI, Kim. It's Rising Time! What it really takes to the reward of financial freedom. Plata Publishing: Scottdale, 2011

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Ideias de atividades que proporcionam renda extra às mulheres



         Primeiramente vale lembrar que as dicas abaixo não se limitam apenas às mulheres, mas sim, destaca alguns comportamentos mais comuns nas mulheres. A renda extra ou residual é aquele dinheiro recebido em troca  de serviços extras, não atrelados à sua função principal, os famosos bicos! Esses bicos podem servir até de um tipo de lazer para você, além de trazer uma graninha a mais!
         Afinal, um dinheiro extra no final do mês pode fazer toda a diferença na hora de planejar seu futuro financeiro, há várias alternativas para diferentes tipos de mulheres, para ganhar uma renda extra e alcançar seus objetivos financeiros! 

1. Artesanato: as mulheres que possuem habilidades artísticas e sabe desenvolver produtos de decoração de uso diário de forma manual, pode vender essas peças para amigos, parentes e até mesmo lojas de artesanato.
2. Doces: para as cozinheiras de plantão, fazer docinhos como brigadeiro, beijinho ou trufas pode ser uma ótima opção para garantir uma grana extra! Os doces podem ser vendidos para amigos, vizinhos e colegas de trabalho de faculdade ou até mesmo sob encomenda, para festas e reuniões.
3. Cosméticos: hoje em dia, é muito comum mulheres tornarem-se consultoras de Avon, Natura, Racco e conseguirem uma renda extra com a venda desses produtos, por serem produtos conhecidos e devido à praticidade proporcionada pelas vendedoras, essa alternativa tem se mostrado uma ótima forma de ganhar dinheiro.
4. Serviços de estética: ao fazer um curso de estética (manicure/pedicure, design de sobrancelha), você pode começar a economizar dinheiro ao deixar de ir ao salão e fazer em você mesma esses mimos, além de poder oferecer esses serviços às amigas, vizinhas e familiares, tendo a possibilidade de gerar uma boa renda extra para você.
5. Cuidados com animais: Para as que gostam de animais, prover serviços de cuidado e entretenimento para cães (levar para passear, dar banho, etc) e cobrar por isso é uma boa opção.
6. Música: as mulheres que gostam e entendem de música eletrônica podem fazer bicos de DJ nos finais de semana em festas e as que sabem tocar algum instrumento, podem fazer parte de banda ou grupos musicais. Assim, une-se o hobby com uma forma de ajudar nas finanças
7. Consultoria: as profissionals que tiverem conhecimentos específicos em alguma área, como marketing, finanças, recursos humanos, ou outra área, pode prestar consultoria para organizações e pessoas, além de poder oferecer cursos especializados e palestras sobre o assunto.
8. Imposto de Renda: existem cursos práticos de declaração de imposto de renda que podem garantir uma renda extra na época da declaração do Imposto de Renda para pessoas físicas, ao fazer a declaração para pessoas que não possuem muito conhecimento nem experiência nesse assunto.
9. Aulas particulares: para as mulheres que possuem um conhecimento avançado sobre algum assunto específico, idioma, artesanato, pode oferecer serviços de professora ou tutora. Essa atividade pode ser cobrada por aula e realizada nas horas livres.
10. Traduções: se você tem conhecimento em mais de um idioma, você pode fazer traduções para ganhar um dinheiro extra. Anuncie em redes sociais ou nos murais de universidades para traduzir documentos e artigos. Adquirindo experiência e sendo competente, você pode conseguir serviços fixos residuais que garantirão sua renda extra todos os meses.
11. Redes de relacionamento e outros programas: Atualmente, há diversos projetos que oferecem propostas aparentemente fantásticas de ganhar dinheiro de maneira fácil. Algumas empresas podem ser sérias e realmente fornecer o que propõe, se você se empenhar e conseguir bons resultados. No entanto, é necessário ter muito cuidado: se você se interessar, estude o histórico da empresa, converse com pessoas que já conhecem os seus serviços ,  custos e benefícios, antes de assinar qualquer contrato. Assim, você se protege de propostas enganosas, custos e stress desnecessários. 
          Por fim, essas são algumas formas de obter uma renda extra ao mês. Mas cuidado! É natural do ser humano que, ao começarem a ganhar mais, comece a gastar mais também. Estude suas finanças e gaste (ou melhor, poupe!) de maneira inteligente. Os fins que seu dinheiro extra terá dependerá da situação financeira em que você se encontra. Por isso, é necessário definir suas prioridades e estudar meticulosamente o que deverá ser feito.

Referências:

10 formas de conseguir uma renda extra. Disponível em: <http://www.financaspraticas.com.br/324259-10-formas-de-conseguir-uma-renda-extra.note.aspx> Acesso em: 16/01/2013, 13:00