sábado, 22 de setembro de 2012

As mulheres são excelentes investidoras


            Diversos estudos foram realizados acerca desse assunto e o resultado geral mostra que as mulheres tendem a ganhar mais dinheiro que os homens no mercado financeiro. Há algumas características femininas inerentes que explicam esse processo:
            David Weidner afirma que as mulheres são melhores investidoras que os homens. Uma das características que a diferenciam dos homens na hora de investir é que elas evitam a exposição a riscos, preferem investir em ativos menos voláteis e esperam um retorno menor, dando preferência à segurança do patrimônio.
            Além disso, elas tendem a escolher cautelosamente os ativos componentes de seu portfólio e tendem a não trocar de ativos de modo frequente, ou seja, elas negociam menos e ganham mais. Elas fazem isso por não serem tão seguras (ou tão inseguras) como muitos homens.
            As mulheres se estressam mais facilmente, e essa consciência faz com que percebam a necessidade de utilizar estratégias de autocontrole de suas emoções quando o assunto é investimento, o que acarreta em maior cuidado com os investimentos.
            Além do mais, esse cuidado também revela-se na forma de realismo. De acordo com uma pesquisa de Merrill Lynch, as mulheres costumam ser mais realistas do que os homens nas questões financeiras, e principalmente, em épocas de crise,
            Outra particularidade é a autoconfiança. As mulheres, em geral, não possuem excesso de autoconfiança e a sensação de saber mais que todos (como muitos homens possuem). Assim, as mulheres tem menos problemas na hora de admitir não entender de determinado assunto, pedir ajuda ou ouvir a opinião de um profissional.
            Ao longo do texto, vários diferenciais femininos foram abordados no contexto de investimentos, podendo observar algumas vantagens que as mulheres possam ter sobre os homens nessa questão. Os dados apresentados se baseiam numa média geral, mas logicamente, o desempenho de um investidor ou uma investidora depende das suas habilidades, conhecimentos e experiências.


Referências:

Weidner, David. Why Women Are Better Investors Than Men. Disponível em: <http://www.smartmoney.com/invest/stocks/why-women-are-better-investors-than-men-1308067691794/>


For Mother's Day, Give Her Reins to the Portfolio. Disponível em: <http://www.smartmoney.com/article/SB124181915279001967.html>

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Três investimentos essenciais


            Antes de abordar os investimentos no mercado financeiro, outro tipo de investimento será abordado. Esse investimento é indispensável, pois é ele que vai garantir para a mulher uma remuneração melhor, permitindo ela poupe mais, invista e seja cada vez mais financeiramente independente.
            Essas dicas de investimento podem ser aproveitadas para mulheres em qualquer situação, mas enfatiza-se àquelas mulheres que acreditam não terem desenvolvido-se a ponto de garantir uma renda considerada confortável. São elas:

1) Educação: deve ser a principal prioridade, pois ela te trará benefícios pessoais e profissionais. Por se tratar de um tema muito amplo, serão delimitados três temas principais:
1.1 Idiomas: Globalização. Essa palavrinha faz parte do nosso dia-a-dia não somente por causa das milhares de reportagens e manchetes que informam que os países tornam-se cada vez mais dependentes. Isso demanda o preparo da população para esse novo ambiente, por isso, APRENDA OUTRO IDIOMA!!!
1.2 Oratória: fazer um curso de oratória não significa apenas aprender a falar em público. Esses cursos ensinam muitas técnicas bacanas sobre argumentação, articulação e desinibição, que ajuda (e muito) na vida profissional das pessoas.
1.3 Conhecimentos em geral: atualmente, há uma quantidade imensa de materiais disponíveis na internet e os cursos estão cada vez mais acessíveis (tanto no método de ensino como em seu custo)
Recomendações:
Sites de publicações acadêmicas e científicas: CAPES, Google Acadêmico, UOL, SciELO.
Sites de cursos online: Portal Educação, UOL, SEBRAE.

   2) Saúde: um monge budista chamado Dalai Lama ditou um ensinamento que tornou-se famoso mundialmente: “Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.” Portanto, cuide de você mesma. Cuide dos seus dentes, do seu estômago, do seu rim, da sua pele, e de todo o resto também! Envelheça com saúde para poder usufruir da riqueza e bem-estar que é planejado hoje e será alcançado amanhã.

    3) Relacionamentos: dedique tempo à sua família e aos amigos. De nada adianta desenvolver-se profissionalmente e ser financeiramente bem-sucedida se não ter com quem compartilhar as alegrias das conquistas e o gostinho do sucesso. A continuação da frase de Dalai Lama conclui bem esse tópico: “E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido”.

            Desse modo, conclui-se que, para o sucesso integral da mulher é necessário que ela dedique seu esforço e tempo ao seu lado afetivo (família e amigos), seu corpo (saúde mental e física) e sua mente (educação e aprendizado).  Ao fazer isso, a mulher ganhará forças para perseguir suas metas e objetivos, tornando a jornada muito mais prazerosa.